Obama deverá revelar mais nomes da nova equipa - TVI

Obama deverá revelar mais nomes da nova equipa

Barack Obama e Joe Biden

Presidente eleito agendou conferência de imprensa para esta sexta-feira

Relacionados
O presidente americano eleito, Barack Obama reúne-se esta sexta-feira com um grupo de conselheiros económicos formado por empresários, membros do governo e académicos, noticia a CNN. Obama está ainda a definir a equipa com quem vai trabalhar, no entanto, está prometida uma conferência de imprensa para esta sexta-feira, a primeira desde que foi eleito, onde o presidente deverá anunciar mais nomes que estarão ao seu lado.



Obama e o vice-presidente eleito, Joe Biden, vão estar em reunião com 17 membros do conselho económico. Na sala, estarão ex-funcionários, executivos da Xerox Corp, Time Warner, Google e da companhia de hotéis Hyatt. O investidor bilionário Warren Buffett, que apoiou a campanha democrata, deverá participar por telefone, segundo escreve a Folha Online.

Conheça o «escritório online» de Obama

Biden já afirmou que um «sentimento de empolgante» marca a transição para o governo Obama e negou que os preparativos para a equipa sejam anteriores a sua vitória, na terça-feira. No entanto, a rapidez do anúncio da equipa sugere que o tema foi debatido muito antes É também hábito os candidatos presidenciais escolherem com antecedência uma equipa de transição entre governos, mesmo antes de serem eleitos. As dez semanas que normalmente separam a eleição da posse na Casa Branca não são tempo suficiente para definir uma administração.

Obama tem dedicado os seus primeiros dias de presidente eleito a uma série de reuniões privadas com os seus conselheiros para definir a equipa de transição, além de ainda receber telefonemas de líderes de todo o mundo que o congratulam pela vitória.

Obama muçulmano ou ladrão de jóias?

Segundo um assessor do democrata, citado pela CNN, Obama deve anunciar outros nomes da equipa de transição, um dia após ter confirmado que o deputado democrata Rahm Emanuel será chefe de gabinete.

Entre os anúncios esperados está o do assessor de imprensa, cargo que deve ir para Robert Gibbs, director de comunicação da campanha. Gibbs, contudo, disse que os media estão «se adiantando» ao crer que ele foi convidado ao cargo.

Na lista de anúncios de hoje está também o cargo de David Axelrod, outro conselheiro de papel crucial na sua campanha presidencial. O anúncio dos seus amigos e ex-assessores para os cargos indicia que Obama está mais focado em projectar uma imagem de continuidade da competência, que marcou sua campanha, do que mostrar a mudança em Washington que foi lema central da sua eleição. «O que Barack Obama tem que fazer neste tempo de transição é dar o tom», disse Gloria Borger, analista política da CNN.
Continue a ler esta notícia

Relacionados