Vício da Internet pode ser doença mental - TVI

Vício da Internet pode ser doença mental

  • Portugal Diário
  • | AAS
  • 28 mar 2008, 17:23
Telemóvel

Escrever muitas mensagens ou jogar muito computador também estão na lista de especialistas

Relacionados
Especialistas internacionais estão a ponderar classificar o vício da Internet como uma doença mental e inseri-lo num novo manual de problemas mentais, noticia a Sky News.

Jerald Block, especialista americano, escreveu um artigo no Americal Journal of Psychiatry segundo o qual o uso excessivo de videojogos, a preocupação exagerada com o sexo, as mensagens escritas e os mails em demasia podem ser características da nova doença.

Os sintomas passam por sentimentos de abstinência quando o doente não pode ter acesso, por exemplo, a um computador. Outro sintoma pode também ser uma necessidade crescente por equipamento melhor e mais tempo para o utilizar.

Os comportamentos negativos podem indiciar mais do que má disposição e ser considerados repercussões negativas do vício, tais como discussões, mentiras, isolamento social e cansaço, afirmou Block. «Infelizmente, o vício da Internet é resistente ao tratamento, envolve riscos significantes e tem uma elevada taxa de recaídas», escreveu o especialista.

O artigo referia ainda um inquérito realizado na Coreia do Sul e na China. «Segundo dados de 2006, o Governo Sul Coreano estima que aproximadamente 210 mil crianças sul coreanas estão afectadas e precisam de tratamento. Entre 20 a 24 por cento talvez precisem de ser hospitalizadas», escreveu Block. As escolas sul coreanas estão agora a introduzir medidas preventivas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados