«Não entregamos Kosovo» - TVI

«Não entregamos Kosovo»

  • Portugal Diário
  • 18 fev 2008, 00:36

Manifestação na Sérvia fez 20 feridos. Jornalistas agredidos

Relacionados
Mais de uma vintena de pessoas, na maioria polícias, ficaram hoje feridas durante um protesto contra a independência do Kosovo em frente à embaixada dos Estados Unidos em Belgrado, capital da Sérvia, noticia a Lusa.

Os manifestantes - várias centenas de jovens que gritavam palavras de ordem ultranacionalistas - lançaram pedras e tochas contra o edifício da embaixada, situada numa das avenidas centrais da capital e destruíram vários veículos estacionados na zona.

Nasce um novo Estado europeu

Alberto João Jardim, a Madeira e o... Kosovo

O Parlamento do Kosovo aprovou hoje, por unanimidade e aclamação, a declaração unilateral de independência desta província sérvia de população maioritariamente albanesa, decisão que foi de imediato rejeitada pela Rússia e pela Sérvia, e acolhida com apelos à calma por vários países ocidentais.

Frente ao edifício da embaixada dos Estados Unidos em Belgrado foi colocado um cordão da polícia anti-distúrbios que também foi alvo de insultos dos manifestantes, e a dada altura houve lutas com a polícia, das quais resultou um agente ferido.

Os manifestantes continuaram a destruir semáforos, sinais de tráfico, veículos e contentores de lixo na zona, enquanto os polícias, depois de receber reforços, tentaram empurrar a multidão para mais longe do edifício diplomático.

Jornalistas agredidos

Uma agressão dos manifestantes a uma equipa da televisão pública sérvia RTS - que ficou com a câmara destruída e um dos repórteres ferido - desencadeou também ataques aos jornalistas de imagem das emissoras de televisão B92 e Studio B.

De acordo com fontes médicas do centro de urgências de Belgrado, mais de uma vintena de pessoas foi até agora assistida naquela unidade, a maioria polícias com ferimentos ligeiros.

Depois da polícia ter repelido a multidão, os manifestantes dividiram-se em pequenos grupos e um deles dirigiu-se ao edifício da embaixada da Eslovénia, país que preside actualmente à União Europeia (UE), onde partiu vidros e destruiu as bandeiras europeia e eslovena. Outros grupos dirigiram-se a uma zona central de Belgrado onde partiram montras de um restaurante da cadeia norte-americana McDonalds, levando a polícia a intervir com gases lacrimogéneos para os dispersar.

Protesto anunciado

Os manifestantes tinham anunciado um protesto pacífico em frente à embaixada dos Estados Unidos, situada a poucas centenas de metros da sede do Governo sérvio, e primeiro apareceram a cantar canções nacionalistas, mas depois voltaram atrás e bloquearam a entrada da avenida.

Os activistas transportavam bandeiras sérvias e gritavam palavras de ordem como «Kosovo é a Sérvia», «Não entregamos Kosovo», e outros em apoio ao antigo líder militar servio-bósnio Ratko Mladic.
Continue a ler esta notícia

Relacionados