Piratas somalis capturam navio britânico - TVI

Piratas somalis capturam navio britânico

Piratas na Somália

Embarcação de pesca de Taiwan poderá também ter sido sequestrada perto das Seychelles

Relacionados
Piratas somalis capturaram esta segunda-feira o navio de carga britânico «Malaspina Castle», depois de terem sequestrado três outras embarcações durante o fim-de-semana, adianta uma fonte oficial das autoridades marítimas, citada pela agência Reuters. Um navio de pesca com bandeira de Taiwan terá também sido sequestrado perto das ilhas Seychelles esta segunda-feira, refere a mesma fonte.

«Um navio de carga de 32 mil toneladas foi capturado esta madrugada. O navio é de propriedade britânica e manobrado por italianos. A tripulação é mista, mas não temos certezas quanto às nacionalidades», afirma o responsável marítimo Andrew Mwangura.

«Ouvi que eles também capturaram um navio de pesca de Taiwan perto das Seychelles», acrescentou à Reuters o mesmo responsável.



No fim-de-semana, os piratas da Somália capturam um iate francês, um rebocador do Iémen e um navio alemão de 20 mil toneladas no Oceano Índico, apesar das patrulhas navais efectuadas por vários Estados.



Em 2008, os piratas da Somália atacaram mais de 130 navios mercantes ao largo do país, um aumento de mais 200% em relação a 2007. Os piratas fizeram reféns centenas de marinheiros e conseguiram milhões de dólares em resultado dos roubos e resgates.
Continue a ler esta notícia

Relacionados