Pescadores queimam bandeiras da UE em Bruxelas - TVI

Pescadores queimam bandeiras da UE em Bruxelas

Protesto de pescadores em Bruxelas

Policia choca com manifestantes que protestavam, nas imediações da sede da União Europeia, contra o preço dos combustíveis.

Relacionados
De acordo com a polícia, cerca de 500 pescadores de vários países europeus bloquearam esta quarta-feira, em Bruxelas, a rua onde estão situadas as sedes das instituições Europeias em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis.

Depois de algumas horas o protesto tornou-se violento. Várias janelas do edifício da UE foram partidas, bandeiras foram queimadas, caixotes foram incendiados e pelo menos um carro foi virado ao contrário durante o protesto. A polícia reagiu disparando canhões de água contra os manifestantes e usando bastões para travar os protestos.



Os pescadores esperam que as autoridades europeias e nacionais criem medidas para amenizar as dificuldades do sector e exigem ajuda financeira que suporte os custos do combustível.

Franceses, italianos, espanhóis e portugueses

Os pescadores presentes no protesto são na sua maioria provenientes de França e Itália mas são também esperados alguns espanhóis que se encontram bloqueados na fronteira com França. Muitos pescadores das Astúrias, Ondarroa (Vizcaya) e de muitos portos da Catalunha viajaram a título individual para se juntarem de forma simbólica a esta manifestação. Também marcaram presença alguns portugueses.

«Não é um problema só do Governo de Espanha ou de França, é europeu»

Bouayad Agha Madjid, presidente da Associação Francesa de Pescadores do sul do Mediterrâneo, referiu ao El Pais acreditar que este é um problema de todos, «não é um problema só do Governo de Espanha ou de França, é europeu», afirmou.

De acordo com Bouayad Agha, esta quarta feira uma delegação de 20 pescadores vai reunir-se no gabinete do comissário europeu de Pesca, Joe Borg. Contudo, os pescadores europeus estão a planear outra manifestação em Luxemburgo, no próximo dia 23, aquando do Conselho de Ministros da Pesca da EU para discutir o impacto do preço do gasóleo no sector das pescas europeu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados