Colômbia: FARC anunciam «ofensiva geral» - TVI

Colômbia: FARC anunciam «ofensiva geral»

  • Portugal Diário
  • 3 jan 2008, 21:12

Guerrilheiros querem aproveitar «cansaço das unidades militares»

Relacionados
O chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Manuel Marulanda «Tirofijo», anunciou uma «ofensiva geral» para 2008, aproveitando um momento que considera ser de crise do governo e também de «cansaço das unidades militares».

De acordo com a edição electrónica do jornal espanhol El Mundo, a mensagem que «Tirofijo», de 77 anos, enviou aos guerrilheiros, data de 24 de Dezembro, mas só hoje foi conhecida depois de ter sido publicada pela Agencia Bolivariana de Prensa (ABP).

As FARC consideram que o fracasso da operação de libertação de reféns colocou o presidente colombiano, Álvaro Uribe, numa posição delicada e permitiu ao grupo guerrilheiro afirmar-se perante vários governos.

Esta operação ficou marcada pela participação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que acusou Uribe de «dinamitar» o processo.

O líder das FARC pretende uma mobilização «politico-militar» de forma especial «das organizações populares de massas» com a finalidade de combater «a oligarquia, com o presidente Uribe à frente, e alguns do generalato militar, apoiados pelos EUA».

Com esta nova «ofensiva», as FARC pretendem a rebelião interna através do desgaste do exército colombiano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados