Síria: novos confrontos fazem 29 mortos - TVI

Síria: novos confrontos fazem 29 mortos

Síria

Forças do regime lançaram ataques contra vários bairros da cidade de Homs

Relacionados
Uma nova ofensiva lançada segunda-feira pelas forças do regime sírio contra vários bairros da cidade de Homs (região centro da Síria), um bastião da oposição síria, causou a morte a, pelo menos, 29 pessoas, denunciaram activistas.

O novo balanço do Observatório dos Direitos Humanos sírio (OSDH), com sede no Reino Unido, aponta para, pelo menos, 29 mortos em Homs, onde são registadas frequentemente manifestações contra o regime, e para 37 civis mortos segunda-feira pelas forças do regime no país inteiro.

Segundo a ONU, mais de 5.000 pessoas morreram na Síria desde o início da revolta contra o regime do presidente Bachar al-Assad.

Apelo do Canadá

O Canadá reiterou segunda-feira o apelo ao regime sírio para acabar com a repressão e pediu a demissão do presidente Bachar al-Assad, alegando que este está apenas a adiar o «inevitável», pois será em breve «deposto».

«Exortamos o regime a por imediatamente fim à violência e a conceder, sem restrições, um acesso aos observadores internacionais para que as reformas reais exigidas pelos sírios possam finalmente ser iniciadas», declarou o ministro canadiano dos Negócios Estrangeiros, John Baird, citado em comunicado.

O mesmo responsável considera que «Assad e os seus partidários não fazem mais do que adiar o inevitável», salientando que o presidente sírio «perdeu toda a credibilidade e será em breve deposto».

Observadores a caminho de Homs

O general sudanês responsável pela missão de observadores da Liga Árabe está a caminho de Homs, disse o mesmo à agência noticiosa francesa AFP.

«Vou a Homs. Até agora eles [autoridades sírias] estão a cooperar», disse o general sudanês Mohammed Ahmed Mustapha al-Dabi, que chegou no fim-de-semana a Damasco.
Continue a ler esta notícia

Relacionados