Bebés amordaçados na Rússia - TVI

Bebés amordaçados na Rússia

  • Portugal Diário
  • 1 fev 2007, 22:25
Bebé (Arquivo)

Enfermeiras colocavam fitas adesivas na boca das crianças

Relacionados
O escândalo estalou nos últimos dias, com a divulgação de um vídeo captado através de um telemóvel, que mostra bebés com a boca tapada num hospital de Yekaterinburg, nos Urais do sul da Rússia.

Uma paciente reparou que o choro das crianças soava abafado e logo percebeu que tal acontecia por estarem amordaçadas, umas com fitas, outras com pequenos bonecos. Eram todas órfãs.

Elena Kuritsyna contou à Reuters TV como captou as imagens chocantes: «Ouvi um barulho no quarto vizinho e, quando fui lá ver, estava um bebé com a boca tapada. Não conseguia chorar ou ter outra reacção, apenas murmurava». Logo na altura terá perguntado à enfermeira responsável o que se passava, que a terá aconselhado a não se meter no assunto, porque as crianças estavam a chorar muito alto e incomodavam o trabalho.

A enfermeira, entretanto, já foi suspensa e o próprio director do hospital recebeu uma forte reprimenda na quarta-feira. Foi aberta uma investigação ao caso, sendo que numa fase inicial os procuradores admitiram ter encontrado vestígios de que as fitas foram utilizadas várias vezes.

«Crianças no seu primeiro ano de vida foram sistematicamente amordaçadas com fitas adesivas para se tornarem menos ruidosas», informou a assessoria de imprensa da procuradoria.
Continue a ler esta notícia

Relacionados