Jornalistas desvalorizam processos de Sócrates - TVI

Jornalistas desvalorizam processos de Sócrates

Sócrates

Maioria considera que processar primeiro-ministro não deve ser exemplo a seguir

Relacionados
Os processos instaurados por Sócrates contra alguns jornalistas são desvalorizados pela grande maioria dos jornalistas consultados num inquérito da Sonda-Central de Informação. Relativamente à forma como os meios vêem a reacção de José Sócrates, a esmagadora maioria (69 por cento) defende que se trata de «um direito normal de quem é visado num artigo jornalístico», revela 47ª edição da referida análise.

TVI: Moniz anuncia processo judicial contra Sócrates

Já para 26% dos inquiridos esses processos são «uma forma de pressão contra os media» e apenas 5% consideram que se trata de «um acto de desespero do primeiro-ministro».

No que respeita ao anúncio de Manuela Moura Guedes sobre o processo a instaurar ao primeiro-ministro, na sequência das declarações proferidas na entrevista de José Sócrates à RTP, 87 por cento inquiridos referem que esse não deve ser um caminho a seguir pelos restantes órgãos visados pelas críticas. Apenas 29% considera que poderá ter impacto nos meios, enquanto 8% ressalva que isso será evidente apenas nos «meios menos influentes».

Quanto ao futuro da cobertura mediática sobre o caso Freeport, 71% defendme que os processos não irão «condicionar a forma como os media abordarão o caso», sendo que desta ampla maioria, 16% acha mesmo que «terão um efeito contrário nos jornalistas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados