China: explosão numa mina faz cinco mortos - TVI

China: explosão numa mina faz cinco mortos

  • Portugal Diário
  • 29 jan 2007, 12:00

Onze mineiros estão encurralados numa mina da província de Guizhou, no sudoeste da China

Cinco mineiros morreram e onze ficaram encurralados devido a uma explosão numa mina de carvão da província de Guizhou, sudoeste da China, noticia hoje a agência estatal Nova China.

O acidente aconteceu pouco depois da meia-noite de domingo (04:00 de hoje em Lisboa) na mina de Yile, no município de Shuitang, quando 25 mineiros trabalhavam no subsolo.

Nove mineiros conseguiram escapar do local do acidente.

A explosão destruiu parte dos túneis subterrâneos, dificultando o trabalho à equipa que de resgate dos mineiros ainda encurralados, explicaram fontes provinciais da Administração de Segurança nas Minas de Carvão.

O proprietário da mina, cuja capacidade de extracção anual é de 60 mil toneladas, está sob custódia policial enquanto são investigadas as causa da explosão.

As minas chinesas são das mais mortais no mundo devido à falta de medidas de segurança, corrupção e necessidade de escavar em níveis com maior profundidade, na busca de matérias-primas para alimentar o rápido desenvolvimento económico chinês. As minas de carvão são o palco mais habitual das tragédias, tendo morrido em 2006, segundo números oficiais, 4.746 pessoas, uma média superior a 13 por dia, entre fogos, inundações, explosões e falta de medidas de segurança.

Números das organizações de defesa dos direitos laborais, como a China Labour Bulletin, de Hong Kong, apontam no entanto para cerca de 20 mil vítimas mortais por ano.
Continue a ler esta notícia