Sudoeste: Franz Ferdinand dão concerto memorável - TVI

Sudoeste: Franz Ferdinand dão concerto memorável

Banda escocesa supera problemas técnicos e arranca uma das melhores actuações do festival

Relacionados
Será que ninguém trabalha esta segunda-feira? A pergunta impõe-se depois de neste domingo, no último dia do Sudoeste 2008, o festival ter recebido perto de 40 mil pessoas para uma despedida em grande com os escoceses Franz Ferdinand.

A banda liderada por Alex Kapranos deu um concerto memorável, um dos melhores deste festival, num dia em que o rock dominou as atenções no Palco TMN.

Os Tara Perdida deram o sinal de partida pelas 20h00 e levantaram muita poeira como ainda não tinha acontecido nesta 12ª edição do Sudoeste. Depois de terem estado no Palco Planeta Sudoeste em 2007, os Tara Perdida mostraram-se aptos para aquecer, e de que maneira, o palco principal do festival.

Xutos & Pontapés em grande forma

Depois do punk rock em português, seguiram-se dois nomes incontornáveis da música portuguesa das últimas décadas. Jorge Palma cantou os clássicos como «Frágil» e «Encosta-te a Mim» em tom mais descontraído, para logo a seguir os Xutos & Pontapés arrancarem uma das melhores exibições da digressão com a Rock n Roll Big Band.

A acção no palco principal voltou a abrandar com os suecos Shout Out Louds. No terceiro concerto em Portugal no espaço de cinco meses, o conjunto de Estocolmo apenas conseguiu animar a maioria da plateia com o single «Tonight I Have To Leave It», à semelhança do que já tinha acontecido no festival Marés Vivas, em Gaia.

Franz Ferdinand demasiado potentes para o PA

Chegada a hora do concerto dos Franz Ferdinand não restavam dúvidas quanto à verdadeira razão pela qual o Sudoeste não sofreu a habitual razia de domingo. Afinal a banda escocesa era um dos nomes mais sonantes de todo o cartaz e deixara boas impressões aquando da estreia em solo português, há quatro anos, precisamente no festival da Zambujeira do Mar.

Mas quando tudo parecia estar bem encaminhado, já os primeiros acordes de «Michael» soavam bem alto no recinto, eis que o PA vai abaixo e o concerto é interrompido subitamente. Tudo não passaria de uma falsa partida se não tivesse voltado a acontecer minutos mais tarde. O público começava a ficar impaciente e preocupado e chegou-se a temer o pior.

Porém, à terceira foi de vez. «The Dark of the Matinée» deu finalmente o início a uma actuação electrizante que agarrou o público de forma única. De tal maneira que até houve quem acendesse uma tocha, daquelas que as claques de futebol usam, para um festejo bem quente.

Sempre em alta rotação, o espectáculo percorreu todos os grandes hits dos Franz Ferdinand. «Do You Want To» e «Take Me Out» foram elevados à categoria de hino e não deixaram margem para dúvidas: o Sudoeste não seria o mesmo sem os escoceses.

No encore de cinco temas houve mais oportunidades para a cantoria em grupo com os refrões de «Walk Away» e «This Fire», esta última a canção que fechou da melhor forma uma actuação incendiária. Um concerto que ficará na memória dos fãs e até da própria banda, e um exemplo de profissionalismo e dedicação dos Franz Ferdinand.

Findo o espectáculo de Alex Kapranos e companhia, a debandada geral era certa e aconteceu mesmo. Os Led On, banda portuguesa de tributo aos Led Zeppelin, tiveram a tarefa inglória de suceder em palco aos Franz Ferdinand. Mas para a maioria dos festivaleiros o Sudoeste 2008 acabava ali e muitos foram os que regressaram às suas tendas e carros.

No último dia do festival estiveram ainda em destaque, no Palco Planeta Sudoeste, os portugueses The Vicious Five, os australianos Cut Copy e inglês Jamie Lidell.

«Para o ano há mais». O festival Sudoeste TMN regressa em 2009 nos dias 6, 7, 8 e 9 de Agosto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados