Pearl Jam despedem-se de Portugal com dedicatória especial - TVI

Pearl Jam despedem-se de Portugal com dedicatória especial

No concerto mais esperado do último dia do Optimus Alive!10, Eddie Vedder e companhia apresentaram tema escrito propositadamente para os fãs lusos

Relacionados
A enchente estava há muito anunciada e a festa acabou por ser tão grande como se esperava neste dia final de Optimus Alive!10. Pela primeira vez em quatro anos de festival quarenta e cinco mil pessoas esgotaram a lotação do recinto. Os culpados? Cinco quarentões de Seattle com rock suficiente nas veias para mover multidões como poucos em Portugal.

Os Pearl Jam regressaram este sábado ao Passeio Marítimo de Algés, local exacto da sua última actuação no nosso país há três anos. Já não é segredo que foi a banda norte-americana que influenciou o nome do festival nem que Portugal tem sido palco de boas memórias para Eddie Vedder e companhia. Não foi de estranhar, portanto, que este tenha sido um concerto mágico para os fãs.

Apesar de carregarem consigo um novo álbum ainda fresco, os Pearl Jam preferiram seguir o caminho mais óbvio num festival: apresentaram-se em formato best of e dos 24 temas do alinhamento apenas três foram resgatados a «Backspacer». Entre eles, «The Fixer» puxou pela animação e «Just Breath» pela emoção.



Num concerto que durou duas horas e em que Eddie Vedder se desdobrou em verdadeiras declarações de amor pelo nosso país, os Pearl Jam tanto passaram em revista êxitos incontornáveis como «Even Flow», «Black» e «Better Man», como ofereceram algumas pérolas bem valiosas aos fãs.

Uma delas foi uma canção escrita especialmente para os seguidores lusos, com versos como «if you let me, I will move here and live in Portugal» e um refrão a rebentar «Portugal! Portugal!».

Já no final, e com o aviso lançado por Vedder de que tão cedo não voltaremos a ver uma digressão dos Pearl Jam, o adeus sentido foi feito ao som de «Alive», em comunhão perfeita entre banda e público, e «Yellow Ledbetter», tema que costuma fechar os concertos em Portugal.

Quem provavelmente voltaremos a ver «lá para o final do ano» são os LCD Soundsystem, anunciou o próprio James Murphy. Para quem não seguiu em debandada mal os Pearl Jam saíram de cena, esta foi a oportunidade de dar o último pé de dança em frente ao palco principal do festival.

«This Is Happening», o suposto disco final do projecto criado em 2001, foi apresentado em três temas, com destaque para o enérgico single «Drunk Girls». De resto, a actuação dos LCD Soundsystem soube a pouco, durando apenas cerca de uma hora. Porém, «All My Friends», «Tribulations» e «Yeah» deram para aquecer bem o corpo levado pela electrónica de dança e atitude punk.



Neste último dia de Optimus Alive!10, o palco principal recebeu ainda os regressados Gomez, que não actuavam em Portugal há mais tempo do que nos conseguimos lembrar, o punk céltico dos Dropkick Murphys e a festa cigana e desvairada dos Gogol Bordello.







Depois de receber mais de 115 mil pessoas ao longo dos últimos três dias, o festival estará de volta em 2011 a 7, 8 e 9 de Julho, novamente no Passeio Marítimo de Algés. Para o ano há mais!
Continue a ler esta notícia

Relacionados