"Regras europeias são para cumprir, mas caminhos têm de ser diferentes" - TVI

"Regras europeias são para cumprir, mas caminhos têm de ser diferentes"

    Manuela Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite afirmou, esta quinta-feira, no programa "Política Mesmo" da TVI24 que a solidariedade que está na base da União Europeia não é apenas "dar mais dinheiro aos pobrezinhos"

Relacionados
Manuela Ferreira Leite concorda com regras iguais para os países da Zona Euro, mas diz que os caminhos para as cumprir não podem ser iguais. A comentadora, que analisou a situação de crise na Grécia, afirmou, esta quinta-feira, no programa "Política Mesmo" da TVI24 que a solidariedade que está na base da União Europeia não é apenas "dar mais dinheiro aos pobrezinhos".  

"As regras europeias são com certeza para cumprir, os caminhos para lá chegar e as formas para lá chegar com certeza terão que ser diferentes. Acho que isso está na base da construção europeia. A construção europeia tem como base a solidariedade entre os países e a solidariedade não é dar mais dinheiro aos pobrezinhos a partir dos países ricos para que os pobrezinhos fiquem menos pobres. Essa solidariedade da Europa não é isso."


A comentadora acrescentou que a solidariedade que esteve na base da construção do projeto europeu significava  um "crescimento e um desenvolvimento harmonioso", o que não se verifica na atualidade nem é possível com as regras da moeda única.
 

"A União Europeia foi construída numa solidariedade que significava um crescimento e um desenvolvimento harmonioso entre os países coisa que não se está a verificar nem se consegue verificar com estas regras da moeda única."

 
Ferreira Leite discorda, assim, das palavras do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e do Presidente da República, Cavaco Silva, que não admitem que sejam abertas exceções
para salvar a Grécia.

A comentadora da TVI24 
também criticou as garantias deixadas pelos governantes,
que asseguraram que Portugal está preparado
para enfrentar maior turbulência dos mercados caso a Grexit venha a acontecer.

"A troika era o papão, mas neste momento não estamos em perigo nenhum, estamos salvaguardados de tudo, nomeadamente mesmo que a Grécia saia do euro." 

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos