27 mil vão «levantar-se» contra a pobreza - TVI

27 mil vão «levantar-se» contra a pobreza

  • Portugal Diário
  • 15 out 2007, 13:54

Em Portugal, uma em cada cinco pessoas vive nesta situação

Cerca de 27 mil portugueses deverão aderir quarta-feira à iniciativa «Levanta-te contra a pobreza» para assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, uma das metas traçadas pela ONU nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, noticia a Lusa.

Uma em cada seis pessoas no mundo vive em condições de pobreza extrema, não tem acesso a medicamentos nem à educação básica, indicam dados internacionais. Em Portugal, um em cada cinco vive em situação de pobreza.

Por outro lado, 12 por cento da população global - ou seja, o grupo dos 22 países mais ricos do mundo, em que se inclui Portugal - consome 80 por cento dos recursos naturais disponíveis.

A iniciativa desenvolvida em Portugal pela Campanha Pobreza Zero deverá registar-se um pouco por todo o país em escolas, empresas e associações entre as 21:00 do dia 16 e as 21:00 do dia 17.

As inscrições para esta iniciativa começaram há cerca de três semanas e, segundo a organização, a perspectiva de adesão já ultrapassa os valores atingidos em 2006.

Em 2006, 20 mil portugueses inscreveram-se na acção «Levanta-te contra a pobreza», contribuindo assim para o número mundial de 23,5 milhões de pessoas que aderiram a iniciativa.

Este ano já estão inscritos 27 mil portugueses que em vários pontos do país se propõem realizar acções que possam de alguma maneira chamar atenção para a pobreza no mundo.

Mais de 60 escolas desde o pré-escolar até ao ensino universitário aderiram ao «Levanta-te contra a Pobreza», sendo as crianças e jovens convidados a vestir de branco.

Fóruns em três cidades

A Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal reune quarta-feira fóruns em três cidades portuguesas grupos de pessoas que vivem em situações de pobreza para num debate relatarem a sua vivência.

Os fóruns de discussão em torno das políticas sociais, que reunirão pessoas que vivenciam situações de pobreza, decorrerão em simultâneo nas cidades de Coimbra, Évora e Porto, para coincidir com o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Com a organização dos três Fóruns Regionais, a Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN) pretende auscultar a opinião das pessoas que vivem em situações de pobreza sobre a sua qualidade de vida e sobre as politicas sociais nacionais existentes que tem como objectivo reduzir as situações de pobreza e exclusão social.

Conhecer o tipo de acesso a bens e serviços essenciais, assim como a qualidade dos serviços prestados serão o ponto de partida para aprofundar o conhecimento dos fenómenos.

Estas e outras questões, segundo a REAPN, serão debatidas por utentes de instituições de solidariedade social nacionais que posteriormente serão expostas a representantes de organismos públicos regionais e locais que lidam diariamente com a aplicação das medidas de política social.
Continue a ler esta notícia