Ota: afinal havia outra... - TVI

Ota: afinal havia outra...

  • Portugal Diário
  • 11 jun 2007, 20:48
Alcochete é hipótese para aeroporto

...possível localização. Governo vai analisar hipótese Alcochete

Relacionados
O Governo admite mudar a localização do novo aeroporto de Lisboa e vai mandar estudar a hipótese de Alcochete, para comparar com a Ota. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo Ministro das Obras Públicas Mário Lino, na Assembleia da República, durante o colóquio sobre a construção da nova infra-estrutura.

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) foi mandatado pelo ministro para «fazer uma avaliação prévia da efectiva viabilidade da opção Alcochete». Se se confirmar a viabilidade, Alcochete passa à segunda fase. Esta consiste na avaliação comparada das duas localizações, Ota e Alcochete, explicou Mário Lino.

Todo este processo deverá durar um máximo de 6 meses e, durante esse período, Mário Lino garante que o Governo não tomará qualquer decisão irreversível sobre o novo aeroporto.

Ainda nesta segunda-feira, o Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu das mãos de Francisco Van Zeller o estudo encomendado pela Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), a que este preside. É neste documento que Alcochete surge como a melhor alternativa à Ota. Mas não é a única. São seis ao todo.

O estudo foi elaborado por 16 professores universitários e coordenado por Carlos Borrego e Miguel Coutinho.

As reacções ao anúncio feito pelo executivo de José Sócrates não se fizeram esperar.

O líder do PSD, Marques Mendes saudou esta segunda-feira o «recuo» do Governo na sua «política de facto consumado» quanto à Ota e a sua decisão de estudar a solução Alcochete.

O PCP considerou uma «evolução positiva» a decisão do Governo de estudar a solução Alcochete para construir o novo aeroporto de Lisboa, recordando que o partido sempre alertou para a necessidade de ponderar alternativas à Ota.

Do lado oposto, o porta-voz do movimento pró-aeroporto da Ota, Tomás Oliveira Dias, criticou a decisão do Governo de encomendar estudos comparativos entre aquela localização e Alcochete para a construção do novo aeroporto internacional, escreve a lusa.

Os candidatos a Lisboa também falaram sobre a nova posição assumida pelo executivo. Telmo Correia, por exemplo, que a decisão de estudar a solução Alcochete para o novo aeroporto é «uma primeira derrota da sua teimosia».

Já o candidato do PS, António Costa considerou que o essencial para a capital é ter um bom acesso ao futuro aeroporto internacional, seja ele na Ota, no Poceirão ou em Alcochete.

O candidato da CDU, Ruben de Carvalho, saudou o anúncio da realização de mais estudos sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, mas insistiu que o da Portela deve manter-se.

Também os autarcas, tanto os da margem sul, como os da margem norte, mostraram o seu agrado e desagrado respectivamente.

Mendo Henriques coordenador do livro o «O Erro da Ota», escreveu um artigo para o PortugalDiário em que relata a sua visão do filme do polémico processo em volta da construção do novo aeroporto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados