Justiça: Sócrates acusa PSD de falhar pacto - TVI

Justiça: Sócrates acusa PSD de falhar pacto

Debate sobre o Orçamento de 2008 - Foto Mário Cruz/Lusa

Santana diz que isto é normal na «história das democracias»

Relacionados
O líder parlamentar do PSD, Santana Lopes, começou por interpelar o primeiro-ministro sobre o tema da justiça, instando-o a comentar o que considera ser a «fragilização objectiva» de alguns sectores. Em resposta, José Sócrates acusou os sociais-democratas de não respeitarem o pacto que haviam estabelecido com o PS para a reforma deste sector.

Depois de solicitado a comentar também a recusa de Almeida Pereira em assumir o cargo de director da Polícia Judiciária (PJ) do Porto, José Sócrates disse apenas ter «confiança na direcção da PJ que saberá encontrar uma nova solução».

E passou ao ataque, acusando o PSD de ter rasgado um pacto com o PS sobre a justiça «que visava dar uma sinal claro à sociedade que o sistema judicial ficaria melhor».

Sócrates anuncia novas vias rodoviárias

Debate hoje na Assembleia

José Sócrates recordou que neste pacto «estava incluída reforma do mapa judiciário». «O PSD pediu dois meses para o estudar e antes do dia 20 de Fevereiro veio dizer que, afinal de contas, porque tinha reunido com os autarcas, não podia aprovar o mapa judiciário», afirmou, citando depois o social-democrata Rui Rio: «Quem tem medo de contestações nunca poderá fazer uma reforma».

Acusando o PSD de ter medo da contestação, o primeiro-ministro referiu: «Não lidero seguindo os outros».

Santana Lopes justificou a quebra do pacto do seu partido com os socialistas defendendo que esta é uma realidade que tem a ver com «história das democracias».

«Nós não sacrificamos é os nossos princípios e valores à arrogância e à imposição de vontades da parte de outros com quem celebramos acordos», disse Santana Lopes.

E deu um exemplo: «Chamavam populista a Cavaco Silva quando ele rompeu o acordo do Bloco Central e fez cair o Governo e passado pouco tempo ganhava as eleições».
Continue a ler esta notícia

Relacionados