BE assinala rentrée com «apoio claríssimo» a Alegre - TVI

BE assinala rentrée com «apoio claríssimo» a Alegre

Campanha do BE para as legislativas [LUSA]

Louçã encerra debates no domingo, assinalando as prioridades para a próxima sessão legislativa

Relacionados
O Bloco de Esquerda inicia esta sexta-feira em Braga o «Fórum Socialismo 2010», prevendo juntar «algumas centenas» de apoiantes em debates sobre economia e questões sociais e cujo encerramento, domingo, assinalará a rentrée política do partido.

O «Fórum Socialismo 2010» vai reunir em Braga, distrito onde o BE elegeu pela primeira vez um deputado nas legislativas de 2009, «algumas centenas de pessoas» que se inscreveram para participar nos debates sobre temas que «interpelam a esquerda», da economia às «lutas dos trabalhadores na Europa» e à cultura, disse à Lusa o deputado bloquista José Soeiro.

O coordenador da comissão política do BE, Francisco Louçã, intervirá no encerramento da iniciativa, domingo, assinalando as prioridades do Bloco de Esquerda para a próxima sessão legislativa.

Os debates previstos não incluem o tema das eleições presidenciais mas, segundo afirmou o deputado Luís Fazenda ao portal do BE, da iniciativa sairá um «apoio claríssimo a Manuel Alegre», candidato às eleições presidenciais de 2010.

«Confirmaremos a nossa posição [...] de apelo a uma luta de massas maior, de apoio à luta de 29 de Setembro [jornada convocada pela CGTP], às greves, às paralisações, e também um apoio claríssimo, muito vincado a Manuel Alegre como um candidato que pode paralisar esta ofensiva liberal», afirmou Luís Fazenda.

O «Fórum Socialismo 2010» começa esta sexta-feira à noite com uma intervenção do deputado Luís Fazenda, à noite, sobre «A Recomposição da Esquerda».

A política internacional será o tema de debates sobre, entre outros assuntos, a «geopolítica do petróleo», com Pedro Filipe Soares, «China: império dos baixos salários», com Carlos Santos, e «Venezuelas», com Natasha Antunes.

Boaventura Sousa Santos fará um «balanço Obama», e o líder da bancada parlamentar do BE, José Manuel Pureza, falará sobre «humanismo: intervenção e soberania».

O deputado José Soeiro intervirá num painel com o tema «Direito ao Emprego ou Direito à Preguiça» e haverá discussões sobre o «testamento vital», os «direitos das crianças», a «questão das ferrovias em Portugal», entre outros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados