«Portugal não tem complexo de inferioridade» - TVI

«Portugal não tem complexo de inferioridade»

  • Portugal Diário
  • Sara Madeira, enviada da Agência Lusa
  • 10 nov 2007, 16:04

Nem em relação a Espanha ou a outro país, garante o primeiro-ministro

Relacionados
O primeiro-ministro português José Sócrates sublinhou hoje que «Portugal não tem nenhum complexo de inferioridade com Espanha», questionado sobre a pouca visibilidade nacional na Cimeira Ibero-Americana.

«Fique a saber que Portugal não tem nenhum complexo de inferioridade com a Espanha e quando participa nestas cimeiras cumpre o seu dever, não tem nenhuma necessidade de protagonismo ou de afirmação que caracteriza os países com complexo de inferioridade», afirmou Sócrates, em resposta à jornalista que colocou a questão, desligando em seguida o microfone.

Na conferência que marca o final da XVII Cimeira Ibero-Americana, que decorre em Santiago do Chile, o Presidente da República Cavaco Silva fez questão de completar a resposta do primeiro-ministro.

«Os países latino-americanos, desde a primeira cimeira em 1991, sempre consideraram essencial a presença de Portugal por uma questão de equilíbrio, não só por Portugal, mas pensando também no país irmão que é o Brasil», garantiu Cavaco Silva.

O chefe de Estado salientou que a língua portuguesa tem na comunidade ibero-americana «uma presença tão forte como a língua espanhola».

«Compreende-se que a Espanha disponibilize meios financeiros mais fortes que Portugal mas penso que não põe em causa a influência que, em determinadas áreas, Portugal pode continuar a ter na América Latina», sustentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados