Sampaio: «Não me passa pela cabeça» que Portugal expulse ciganos - TVI

Sampaio: «Não me passa pela cabeça» que Portugal expulse ciganos

As viagens de Sampaio ao estrangeiro foram menos criticadas do que as de Soares

Alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações diz que «as expulsões de etnias nunca são solução para qualquer tipo de crise»

Relacionados
O alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações disse, esta quinta-feira, em Moscovo, que «as expulsões de etnias nunca são solução para qualquer tipo de crise». Jorge Sampaio, que falava à Lusa, disse também não lhe passar pela cabeça que em Portugal se tomem medidas semelhantes.

«Não me passa pela cabeça que o meu país venha a tomar medidas semelhantes», afirmou, realçando que não pretende «comentar a política interna dos países». Jorge Sampaio referia-se neste caso a França, que expulsou nas últimas semanas para a Roménia e para a Bulgária cerca de um milhar de ciganos.

O alto representante da ONU defendeu que a organização que dirige aposta no «trabalho de integração e diálogo, de negociação». Jorge Sampaio sublinhou que as expulsões são «pontos de vista intoleráveis em sociedades democráticas e plurais como as europeias».

O ex-Presidente da República Portuguesa encontra-se na capital russa onde se avistou com vários dirigentes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, das comissões para Política Externa da Duma Estatal (câmara baixa) e do Conselho da Federação (câmara alta) do Parlamento da Rússia, bem como com altos representantes da Igreja Ortodoxa Russa.

«O objectivo da minha viagem e encontros foi aprofundar os mecanismos e as formas de actividade da Aliança das Civilizações, tendo em conta a experiência da Rússia», referiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados