O que o Governo reserva para 2008 - TVI

O que o Governo reserva para 2008

  • Portugal Diário
  • 31 dez 2007, 20:00
O primeiro Governo socialista, antes de remodelações (Fotomontagem)

PDiário foi à procura das medidas que irão marcar o novo ano

Relacionados
À porta de 2008, o PortugalDiário foi saber o que preparam os ministérios e as medidas que têm prioridade no Executivo liderado por José Sócrates. Desde a Administração Interna, passando pela Educação, Saúde, Ensino Superior, Defesa, Negócios Estrangeiros e Justiça, veja o que pode contar para 2008 e quais serão os grandes temas que marcarão o ano.

O primeiro-ministro parece fazer da Educação a sua paixão e os dados estatísticos positivos impulsionam o ministério a continuar no rumo traçado. O projecto «Novas Oportunidades», uma das prioridades de Sócrates, vai avançar em força.

À semelhança de 2007, as obras públicas vão ser marcadas pelo Novo Aeroporto de Lisboa. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) apresenta em Janeiro os resultados dos estudos que desenvolveu, com alternativas à Ota, a pedido do Governo. A escolha pela localização deverá ser feita nos primeiros meses do ano. Alcochete, Ota, Portela +1 ou Montijo: uma destas hipóteses será eleita. Apesar da contestação em relação à escolha da Ota para receber a infraestrutura aeroportuária, nada garante que esta não tenha a «palavra final».

Já o Ministério da Administração Interna

promete mudar a forma como os portugueses votam em 2008. No Orçamento de Estado para o novo ano está também prevista a execução da nova Lei de Programação das Instalações e Equipamentos das Forças de Segurança e o novo Sistema de Segurança Interna.

Finda a presidência da União Europeia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) espera capitalizar a «grande visibilidade de Portugal para reforçar» as relações com os outros países, e aponta baterias para a comunidade e língua portuguesa. Serão as grandes as prioridades do MNE, patentes no âmbito do Orçamento de Estado para 2008.

Na Defesa, a lista de prioridades conta com reestruturação das Forças e aquisição de novos blindados.

Na área da Saúde, o Governo quer continuar reforma dos cuidados primários, expandir a rede nacional de cuidados continuados e garantir a sustentabilidade financeira do SNS. Entre as prioridades do Ministério da Saúde estão ainda a aposta num programa nacional de saúde oral, na vacinação contra o cancro do colo do útero e na procriação medicamente assistida.

Na Justiça, 2008 será o ano do Cartão do Cidadão em todo o país, da base de dados de ADN para efeitos de identificação civil e investigação criminal. O Ministério da Justiça destaca a reforma do mapa judiciário e da acção executiva como medidas prioritárias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados