«Execução orçamental de 2012 está em risco» - TVI

«Execução orçamental de 2012 está em risco»

Comentário de Constança Cunha e Sá na TVI24

Relacionados
Constança Cunha e Sá considera que a execução orçamental de 2012 está em risco. A comentadora reagiu desta forma aos dados de execução orçamental do primeiro semestre do ano revelados esta segunda-feira.

«A boa notícia seria que a despesa com pessoal caiu 16.8 por cento. O problema é que essa queda foi feita à custa do corte de subsídios», assinalou, frisando que se esta se trata de uma medida temporária e não conjuntural. «Só dura este ano e a ausência dela vai criar dificuldades na execução do ano que vem».

Constança Cunha e Sá salientou também a «queda brutal» na recolha de impostos, depois de o Governo os ter subido. «Isto demonstra também que a execução orçamental de 2012 está em risco», disse.

Perante este cenário, a comentadora disse que «ou o Governo recebe mais flexibilidade no lado do défice (...) ou então terá de tomar medidas ainda este ano para corrigir».

Constança Cunha e Sá defendeu ainda que o Governo não pode descartar responsabilidades nestes resultados.

«Foi o Governo que acionou esta política que aumentou os impostos, aplicou austeridade, que levou ao fecho das empresas, que levou ao desemprego, etc», disse.

«Dizer-se que o Governo não tem nada a ver com o resultado das receitas fiscais não é verdade, até porque se não tivesse nada a ver não podia fazer previsões».
Continue a ler esta notícia

Relacionados