Rajoy quer reforçar laços entre Espanha e Vaticano - TVI

Rajoy quer reforçar laços entre Espanha e Vaticano

Mariano Rajoy [Reuters]

Presidente do Governo espanhol felicita Francisco I para líder da Igreja Católica

Relacionados
O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy felicitou esta quarta-feira o novo papa, Francisco I, apostando num reforço dos laços bilaterais entre Espanha e a Santa Sé.

Num telegrama cujo conteúdo foi divulgado pelo seu gabinete, Mariano Rajoy transmite a Francisco I a sua «calorosa e respeitosa felicitação» em do próprio, do Governo e do povo espanhol.

«Nesta privilegiada e histórica ocasião em que a Igreja se faz mais universal que nunca, manifesto a disposição do meu Governo para manter e, se possível, reforçar, as especiais relações entre a Santa Sé e Espanha, sobre a base dos profundos valores que partilhamos: a vida, a dignidade humana, a liberdade, a paz e a justiça», escreve Rajoy.

«Estou convencido de que o Vosso Ministério Apostólico e a Vossa guia da Igreja contribuirão de maneira decisiva para um mundo melhor, em benefício da convivência entre todas as nações e crenças religiosas», conclui.

O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi hoje eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.

Na sucessão de Bento XVI, a escolha do jesuíta de 76 anos acabou por surpreender os especialistas, já que não era dos mais novos do colégio cardinalício e será o primeiro papa latino-americano.

Francisco I sucede a Bento XVi e é o 266º papa da igreja católica.
Continue a ler esta notícia

Relacionados