Governo promove «golpe à escola democrática» - TVI

Governo promove «golpe à escola democrática»

  • Portugal Diário
  • 11 dez 2007, 17:35
Debate parlamentar - Foto Lusa, Tiago Petinga

«É voltar aos tempos do velho director de escola que determina e decide tudo», acusa PCP

Relacionados
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou esta terça-feira a reforma da gestão escolar anunciada pelo primeiro-ministro, dizendo que «é um golpe à escola democrática» e acusou o Governo de esquecer o ensino especial, escreve a Lusa.

Jerónimo de Sousa afirmou que o novo sistema anunciado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, no debate mensal, com o tema da Educação, «é mais um golpe à escola democrática».

«É voltar aos tempos do velho director de escola que determina e decide tudo, com o aplauso de satisfação da direita», acusou.

Referindo-se à troca de acusações entre o líder da bancada do PSD, Santana Lopes, e o primeiro-ministro, sobre o novo sistema de gestão escolar, Jerónimo de Sousa pediu, em tom irónico, «deixem-se de fitas».

«Apetece dizer, deixem-se de fitas porque no essencial estão de acordo. O PS andou dois anos a desestabilizar a escola pública (¿) e agora encontrou uma solução que mais parece uma modernidade às arrecuas», acusou.

Na resposta, o primeiro-ministro recusou que a reforma represente um regresso ao passado, frisando que «o director escolar» [no tempo do Estado Novo] era nomeado pelo ministério.

José Sócrates reiterou que o director executivo de cada escola passará a ser escolhido por concurso pelo respectivo órgão colegial, tendo sempre que ser um professor.
Continue a ler esta notícia

Relacionados