Wrestling ou canal Memória? - TVI

Wrestling ou canal Memória?

Sócrates e Santana

Sócrates e Santana, num despique muito aguardado, não protagonizaram «combate de wrestling» nem «duelo ao pôr-do-sol», antes sintonizaram no canal Memória. Primeiro-ministro acusou líder da bancada do PSD de ser o «passado». Santana respondeu: «E o senhor é símbolo do governo que fugiu».

Relacionados
«Dizia-se que iria ser um combate de wrestling», mas afinal «é o canal memória», diz Paulo Portas, durante a apresentação do Orçamento de Estado esta terça-feira no Parlamento, sobre o regresso de Santana e Sócrates em debate.

«Peço que mudem de canal», pede o líder do CDS, já visado pelas críticas de Sócrates aos governos sociais-democratas e de coligação com o Largo do Caldas, classificados pelo primeiro-ministro como um dos «maiores fracassos governamentais.

Na sua primeira intervenção no debate do Orçamento de Estado, o líder da bancada do PSD tinha prometido que não iria falar do passado, porque o «passado só interessa a quem estuda História».

Mas a memória e o passado marcou indelevelmente o debate. «Má memória, diria Sócrates, que acusou Santana de ser «o senhor do passado». Na volta, Sócrates recebeu a resposta: «E o senhor é símbolo do pântano; do Governo que fugiu», numa alusão ao executivo de Guterres.

Santana ainda pede a Sócrates «um limiar de delicadeza» quando pede a «defesa da consideração da bancada» e garante que os executivos de coligação orgulham-se da governação que levaram a cabo. Mais: Sócrates deve «preparar-se» porque «Menezes vai ganhar-lhe em 2009», diz Santana, que acusa o primeiro-ministro de desorçamentação no sector das estradas e de, em 2005, já na vigência do governos socialista, «o défice estar nos 6,1 por cento», contra os 3,3 por cento em 2004.

Sócrates não perde tempo para responder: «O senhor deputado não está a governar porque foi o povo que assim decidiu!». E aproveita a ameaça da vitória de Menezes em 2009, para espicaçar o fantasma da liderança social-democrata bicéfala. «Eu também não posso deixar de notar que o líder do seu partido deixou ontem umas questões, numa espécie de orientações ao grupo parlamentar, e agora o senhor coloca aqui outras dúvidas. Espero que o dr. Menezes não me leve a mal por não responder».

Saúde, grávidas e vacina contra o colo do útero: mais sobre as medidas sociais inscritas no Orçamento de Estado.

Leia mais sobre o OE 2008 aqui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados