Três horas para exame de matemática - TVI

Três horas para exame de matemática

  • Portugal Diário
  • 10 mar 2008, 21:26

Prova vai ter mais trinta minutos do que no último ano lectivo

Relacionados
O exame nacional de Matemática do 12º ano vai ter este ano uma duração máxima de três horas, mais trinta minutos do que no último ano lectivo, anunciou hoje o Ministério da Educação (ME).

De acordo com um despacho assinado pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, a maior «dor de cabeça» dos alunos portugueses passa a ter uma duração de 150 minutos, à qual acrescem 30 de tolerância.

O documento estipula ainda que as provas do 12º ano das disciplinas trienais dos cursos científico-humanísticos incidem sobre o programa do último ano, enquanto as das disciplinas bienais dos mesmos cursos incidem sobre os dois anos em que a disciplina é leccionada, à semelhança do regime de excepção criado pelo ME o ano passado.

Adultos sem ensino secundário podem fazer exame

As escolas com melhores notas

O despacho normativo, no qual é aprovada a regulamentação dos exames dos ensinos básico e secundário, quer ao nível de escola, quer a nível nacional, prevê ainda a aplicação de um factor de majoração quando haja necessidade de anular uma questão nas provas.

Esse factor de majoração é obtido através da relação entre a cotação total inicial e a cotação total depois de suprimida a cotação do item anulado.

Este foi o procedimento que o Ministério da Educação adoptou o ano passado em duas ocasiões, mas que na altura não estava previsto no regulamento das provas, o que suscitou críticas de pais e professores, que defendiam a atribuição da cotação da pergunta anulada a todos os alunos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados