O segredo para domar a matemática - TVI

O segredo para domar a matemática

  • Marta Ferreira
  • 24 out 2006, 18:25

Especialista defende mais provas para alunos e exame para professores

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O ensino da matemática em Portugal «é um desastre». Quem o diz é Nuno Crato, coordenador do livro «Desastre no Ensino da Matemática: Como Recuperar o Tempo Perdido», publicado pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pela Gradiva, apresentado esta terça-feira. Mas «o segredo para domar a disciplina é simples: muito trabalho continuado», garante.

«Há erros muito profundos no ensino da matemática. É um problema que não se consegue resolver atacando só um factor». Nuno Crato, professor universitário e investigador na área, explicou ao PortugalDiário que «é preciso mudar o rumo porque temos andado a caminhar no sentido errado. Temos de arrepiar caminho».

Para o docente, a solução para o problema da matemática passa por uma maior e melhor formação dos professores e por uma aposta na avaliação externa.

«Até há dois anos atrás não havia um único exame externo na escolaridade obrigatória. Agora já há, no 9º ano, mas era necessário pelo menos mais um, no 4º ou 6º ano», explica ao PortugalDiário Nuno Crato.

Os resultados dos exames nacionais divulgados recentemente pelo Ministério da Educação «vieram confirmar as nossas piores suspeitas»: «A grande disparidade entre a nota de frequência à disciplina dada pela escola e a que os alunos alcançam no exame nacional prova a necessidade de uma avaliação externa que sirva como elemento moralizador e regulador».

Outro dos problemas que faz com que o ensino da matemática seja «um desastre» é a falta de formação dos professores: «Tem havido uma forte aposta, nos últimos tempos, na formação dos docentes, mas que incide mais em conteúdos pedagógicos e não curriculares».

«É incutida aos professores uma teoria pedagógica que desvaloriza a memorização em prol do raciocínio mas os dois métodos não são antagónicos, são complementares», argumenta o investigador.

Nuno Crato defende que é preciso «apostar numa formação mais incisiva e menos heterogénea dos professores do 1º e 2º ciclos» e «deve haver exame de entrada na profissão para todo o ensino não universitário, para garantir que são os melhores que estão a entrar para a profissão, coisas que não acontece agora».

Apesar de os exames para os professores que queiram começar a leccionar seja um ponto da proposta de Estatuto da Carreira Docente do Ministério da Educação que os docentes mais contestam, Nuno Crato acredita que «os bons professores não se vão opor à proposta».

A matemática em debate

No livro «Desastre no Ensino da Matemática: Como Recuperar o Tempo Perdido», especialistas de formações diversas analisam a situação presente do ensino da matemática em Portugal, apontando soluções para uma situação actual que classificam como «mais grave do que se imagina».

Entre outros, o estudo conta com a participação de Nuno Crato, Jorge Buescu, Suzana Metellode Nápoles, Luísa Araújo, José Morais e Alexandre Castro-Caldas.



Na sequência da apresentação da obra, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, vai decorrer um debate sobre o futuro do ensino da Matemática em Portugal, com as intervenções dos ex-ministros da Educação Eduardo Marçal Grilo, Guilherme de Oliveira Martins e David Justino.
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