Casamento gay: PSD viabilizará referendo - TVI

Casamento gay: PSD viabilizará referendo

Parada gay na Grécia

Aguiar Branco rejeita que posição seja contraditória com o diploma para a instituição de uma união civil registada

Relacionados
O líder parlamentar do PSD disse esta terça-feira que irá viabilizar a proposta de referendo sobre o casamento homossexual, rejeitando que tal posição seja contraditória com o diploma social-democrata para a instituição de uma união civil registada.

«Proposta do Governo é um gato escondido com o rabo de fora»

«Temos uma proposta alternativa e dissemos que por nossa iniciativa não iríamos promover o referendo, mas que o viabilizaríamos se houvesse uma iniciativa pública que o requeresse», afirmou o líder da bancada do PSD, José Pedro Aguiar Branco.

Aguiar Branco, que falava aos jornalistas no Parlamento ainda antes da conferência de líderes ter decidido por unanimidade discutir e votar já na sexta-feira a petição que defende um referendo sobre o casamento homossexual, rejeitou, contudo, que a posição do partido em viabilizar a consulta popular seja contraditória com o diploma social-democrata para a instituição de uma união civil registada.

«Elas são absolutamente complementares», sustentou, sublinhando que o PSD não sabe se a proposta de referendo será ou não viabilizada pela maioria dos deputados na Assembleia da República.

Por isso, acrescentou, caso a consulta popular seja inviabilizada, os sociais-democratas têm já uma proposta alternativa, que para o partido «por si só era suficiente».

«Mas, dissemos desde o início, que se viesse esse pedido público para que exista o referendo, que nós o viabilizaríamos. Não temos nada contra a possibilidade de haver uma auscultação popular sobre esta matéria», insistiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados