Contrapartidas: CDS quer comissão de inquérito aos últimos 12 anos - TVI

Contrapartidas: CDS quer comissão de inquérito aos últimos 12 anos

Submarino nuclear

Partido quer analisar todos os contratos de fornecimentos «celebrados no âmbito da defesa nacional por todos os governos»

Relacionados
O CDS vai propor a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito aos contratos de contrapartidas e de fornecimentos celebrados pelos governos nos últimos 12 anos, anunciou o deputado Nuno Magalhães.

O deputado democrata-cristão, que falava aos jornalistas no final da conferência de líderes, adiantou que a comissão de inquérito que o CDS irá propor «muito em breve» pretenderá analisar não só os contratos de contrapartidas militares, mas também todos os contratos de fornecimentos «celebrados no âmbito da defesa nacional por todos os governos entre 1998 e 2010».

«Entendemos ser útil para os portugueses poderem fazer a avaliação desses mesmos contratos», disse Nuno Magalhães, referindo que esta proposta pretende defender «o prestígio e operacionalidade das Forças Armadas» e permitir avaliar «a forma como cada governo e cada ministro defendeu o interesse público e o investimento dos fundos públicos».

Questionado por que razão o CDS vai apresentar esta proposta, quando já existe uma iniciativa no mesmo sentido do Bloco de Esquerda, Nuno Magalhães justificou que a sua bancada tem ideias próprias.

O BE queria agendar esta terça-feira , em conferência de líderes, a discussão em plenário da sua proposta da comissão de inquérito sobre as contrapartidas militares, mas PS e PSD consideraram não ser oportuno enquanto decorrerem audições sobre esta matéria na comissão parlamentar de defesa, que tiveram hoje início.
Continue a ler esta notícia

Relacionados