Sócrates chocado com críticas a «Novas oportunidades» - TVI

Sócrates chocado com críticas a «Novas oportunidades»

Debate quinzenal

Primeiro-ministro acredita que «todos devem ter oportunidades», manifestando a sua «aspiração como político» de deixar um país com mais oportunidades

Relacionados
José Sócrates disse este sábado que ficou «chocado» com as críticas ao facilitismo do programa Novas Oportunidades, acusando «muita gente» de conviver bem com as desigualdades sociais.

No discurso da cerimónia de entrega de diplomas do programa Novas Oportunidades que hoje decorreu na Câmara de Santo Tirso, José Sócrates recordou a crítica que lhe foi feita em termos de políticas de educação.

«O argumento era este: o Governo está a pensar estender a educação a mais pessoas e quando estende a mais pessoas isso significa que está a pôr em causa a qualidade dessa educação, está a baixar o nível da educação», relembrou, citado pela agência Lusa.

Segundo o primeiro-ministro, «há para aí muita gente em Portugal que convive muito bem com as desigualdades sociais».

«E sei que há muita gente que convive muito bem com o facto de umas pessoas terem aprendido e outras não terem e com a ideia de que isto é assim mesmo e que algumas pessoas que não tiveram oportunidade de estudar devem estar condenadas a nunca ter qualificação», condenou.

Garantindo não sendo uma dessas pessoas, Sócrates acredita que «todos devem ter oportunidades», manifestando a sua «aspiração como político» de deixar um país com mais oportunidades para os cidadãos portugueses.

«Fico chocado quando ouço essas críticas sobre o facilitismo. E às vezes vejo umas pessoas criticar o facilitismo e olho para vós e penso como é que alguém pode, a pessoas que trabalham, que têm família e que decidiram ir estudar, criticar o facilitismo», sublinhou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados