Erro do piloto na origem do acidente de aviação na Tailândia - TVI

Erro do piloto na origem do acidente de aviação na Tailândia

Acidente de avião em Phuket, Tailândia, causou 89 mortos e 41 feridos

As autoridades tailandesas atribuíram a um erro do piloto a causa do acidente registado domingo no aeroporto de Phuket.

Relacionados
Segundo a agência «Lusa», e citando as gravações das comunicações entre o avião e a torre de controlo, porta-vozes do departamento de Transporte Aéreo da Tailândia afirmam que o piloto decidiu efectuar a aterragem apesar de ter sido prevenido de que o vento forte que se fazia sentir no aeroporto poderia provocar desestabilização na aeronave durante a manobra.

De acordo com a mesma fonte, a última palavra proferida pelo piloto na comunicação com a torre foi «aterrando».

O piloto, de nacionalidade indonésia, que comandava o McDonnell Douglas MD-82 da companhia de baixo custo One 2 Go foi uma das 89 vítimas do desastre durante a aterragem, quando a aeronave foi atirada pelo vento contra árvores e muros, partindo-se em duas partes depois de várias explosões.

Contudo, os resultados definitivos do inquérito ao acidente só serão conhecidos depois da análise da caixa negra (que é cor de laranja) do aparelho, que está a ser descodificada por peritos nos Estados Unidos, processo que deverá estar concluído dentro de uma semana.

No avião viajavam 130 passageiros que efectuavam a ligação entre Banguecoque a ilha paradisíaca de Phuket, no sudoeste da Tailândia.

Entre as 89 vítimas mortais figuram 57 estrangeiros, 21 dos quais já foram identificados, não havendo registo da presença de portugueses a bordo do avião.
Continue a ler esta notícia

Relacionados