Municípios esperam que Governo siga o seu exemplo de «boa gestão» - TVI

Municípios esperam que Governo siga o seu exemplo de «boa gestão»

Autarquias ameaçam cortar apoios

A Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) diz que o endividamento líquido municipal baixou 500 milhões de euros em 2006.

Relacionados
Num comunicado sobre o défice das Administrações Públicas a enviar a Bruxelas, a associação refere que o «superávit da Administração Local (de 60,6 milhões de euros) fez recuar em 0,1 % o deficit público».

«É com muita satisfação que a ANMP vê o contributo dos municípios e do Poder Local para a diminuição do défice público», diz o presidente da associação, Fernando Ruas. E acrescenta que «este esforço de rigor e boa gestão vai continuar a ser uma regra na vida financeira dos municípios portugueses. Espero que a Administração Central nos siga no exemplo».

«Relativamente ao ano de 2005, o endividamento líquido municipal decresceu, aproximadamente 500 milhões de euros, segundo dados a enviar ao EUROSTAT e fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE)», diz a ANMP em comunicado.

A ANMP vai mesmo mais longe e diz que «o Estado, que contribui negativamente com 6624,8 milhões de euros, foi o único responsável pelo défice alcançado nesse ano, já que os restantes subsectores obtiveram valores positivos em 2006». Sem a contribuição positiva destes, o défice alcançado teria subido para 4,27%, acrescenta.

No mesmo ano, as Administrações Públicas, que incluem para além da Administração Local a Administração Central (Estado) e a Segurança Social, obtiveram um défice de 6054,8 milhões, que representa 3,9% do PIB daquele ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados