Administração da Brisa só soube do reforço da Abertis na 2ª feira - TVI

Administração da Brisa só soube do reforço da Abertis na 2ª feira

Brisa

Empresa espanhola investiu 272,2 milhões em 4,58% da concessionária

Relacionados
O conselho de administração da Brisa só soube do reforço da Abertis no início desta semana, cinco dias depois de a empresa espanhola ter comprado a participação do Capital Group, apurou a «Lusa» de fonte ligada ao processo.

A Abertis anunciou esta sexta-feira que investiu 272,2 milhões de euros na aquisição de 4,58 por cento da Brisa ao Capital Group, reforçando a sua participação na empresa portuguesa para 14,58%.

Em comunicado divulgado através da Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), a Abertis diz que a compra foi feita a 14 de Novembro e que a administração da Brisa foi informada quando o negócio foi concretizado.

A agência apurou que o contacto da Abertis foi feito apenas a 19 de Novembro, segunda-feira, no dia em que o presidente do conselho de administração da Brisa esteve em Denver, no Colorado, para a assinatura do primeiro contrato de concessão da empresa portuguesa nos Estados Unidos da América.

Em consequência do reforço da participação da Abertis, a Brisa pôs termo ao acordo de parceria estratégica com a empresa espanhola, celebrado a 13 de Setembro de 2002.

«Abertis é bem vinda como investidor

A Brisa referiu, em comunicado, que a Abertis «é bem vinda como investidor», mas que entende que «a criação dos laços especiais inerentes ao desenvolvimento de uma parceria estratégica impõe a observância de regras e princípios de confiança e transparência incompatíveis com iniciativas como a agora protagonizada pela Abertis».

Em declarações à «Lusa», a partir de São Paulo, o presidente do conselho de administração da Brisa, Vasco de Mello, afirmou que o seu grupo é um accionista de longo prazo e que este movimento da Abertis não altera os seus objectivos nem a capacidade da empresa.

«A José de Mello é um accionista de longo prazo», afirmou Vasco de Mello, acrescentando que «a Brisa tem um enorme potencial de criação de valor e de crescimento».

«O que aconteceu não vem alterar isto», sublinhou.

As acções da Brisa cairam 0,69% para os 10,03 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados