Carros de baixo consumo permitem poupar até 40% - TVI

Carros de baixo consumo permitem poupar até 40%

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Desde os híbridos aos bifuel, já é possível comprar em Portugal modelos a preços cada vez mais acessíveis

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Ainda não podem ser considerados como alternativa aos combustíveis tradicionais, nem de serem «automóveis do futuro». No entanto, actualmente, há boas opções no mercado nacional, para quem quer aliviar um pouco os gastos crescentes com a gasolina e o gasóleo. Enquanto o carro eléctrico ou a hidrogénio não chega ao mercado e não se torna uma alternativa completa, já estão à venda alguns híbridos e, mais recentemente, foi lançada uma aposta forte no gás natural por parte da Chevrolet. Será que valem a pena? Numa análise racional, não restam dúvidas de que têm lugar no mercado. E de que o automóvel está, provavelmente pela primeira vez, numa profunda fase de mudança, escreve o «Jornal de Notícias».

No que diz respeito aos híbridos, a Toyota (incluindo a Lexus) e a Honda são as marcas mais fortes, resultado do facto dos construtores japoneses terem apostado cedo nesta tecnologia. A Honda está ainda a desenvolver a Estação de Energia Doméstica, para que o próprio abastecimento deste veículo não se torne num problema. ~

Chevrolet é alternativa mais barata

No entanto, estas soluções híbridas estão limitadas por uma categoria de preço mais próximo do topo do segmento do que das versões de entrada. Não são, por isso, acessíveis a todas as bolsas. As tecnologias que incorporam não estão ainda massivamente difundidas e são, consequentemente, caras.

Ainda de acordo com o «JN», a alternativa mais barata é, por isso, a oferecida pela Chevrolet, desde Maio. Num esforço para aumentar as vendas na Europa e contribuir para salvar a General Motors das enormes dificuldades financeiras em que se encontra, o construtor norte-americano, que tem avançados projectos noutras energias alternativas, resolveu apostar no gás natural de imediato. Assim, toda a gama da marca à venda em Portugal passou a ser bifuel, ou seja, todos os modelos têm uma versão que funciona tanto a gasolina como a GPL, com um acréscimo de preço muito baixo: é possível comprar a versão de entrada do Matiz por menos de 11 mil euros, obtendo uma utilização com custo por quilómetro muito baixo, cerca de 40% menos do que com motor a gasolina e 15% inferior ao gasóleo, para carros similares.
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