Governo mantém inalterada previsão de crescimento para 2009 - TVI

Governo mantém inalterada previsão de crescimento para 2009

Euros (Arquivo)

Meta é de 2,8% para o próximo ano

Relacionados
O Governo manteve inalteradas as previsões para o crescimento da economia nas Grandes Opções do Plano (GOP) para 2009, numa altura em que as instituições internacionais e nacionais estão a rever as suas estimativas.

As Grandes Opções do Plano para 2009, a que a agência «Lusa» teve acesso, mantêm no cenário macroeconómico a previsão de que a economia portuguesa cresça 2,2 por cento em 2008 e 2,8% em 2009.

O Governo mantém assim as previsões constantes do Orçamento do Estado para 2008, apresentado em Outubro do ano passado, apesar das instituições internacionais, como o FMI, e nacionais, como o Banco de Portugal, estarem a rever em baixa as suas estimativas.

Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa a previsão de crescimento para a economia portuguesa para este ano, dos 1,8 para os 1,3%.

Para 2009, o FMI espera que Portugal cresça 1,4%.

De olhos postos no Banco de Portugal

Recorde-se que o Banco de Portugal vai divulgar esta terça-feira o boletim económico de Primavera, em que deve rever em baixa a previsão de crescimento para a economia portuguesa.

O governador do Banco de Portugal admitiu na terça-feira passada que a instituição iria cortar a previsão para 2008 e 2009, antecipando, contudo, que o país continuasse a crescer mais do que a Zona Euro.

As GOP são um documento apresentado todos os anos pelo executivo, sendo alvo de um parecer por parte do Conselho Económico e Social (CES).
Continue a ler esta notícia

Relacionados