Trichet mantém todas as opções em aberto no combate à crise - TVI

Trichet mantém todas as opções em aberto no combate à crise

Jean-Claude Trichet

Presidente do BCE diz que não exclui nenhum cenário à partida

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, manteve esta «todas as opções estão em aberto» na política monetária para o combate à crise financeira internacional.

«A experiência mostrou-me que temos de nos preparar para situações excepcionais e eu não excluo nada à partida, da mesma forma que não posso comprometer-me com nada antes da altura certa», disse Jean-Claude Trichet, citado pela agência Lusa, em entrevista ao serviço de dados financeiros China Finance.

O Banco Central Europeu já reduziu as taxas de juro em 2,25 por cento desde Outubro, estando agora nos dois pontos percentuais.

Este valor é o mais baixo da última década e os analistas estimam que novas descidas nas taxas de juro possam acontecer no próximo mês.

Na mesma entrevista, o presidente do Banco Central Europeu disse que a China tem de «assumir as responsabilidades globais que tem pela influência económica e financeira que ganhou», sem comentar os apelos para que Pequim permita a valorização do yuan em relação a outras moedas mundiais, o que permitiria a redução dos excedentes comerciais chineses.

Os analistas norte-americanos acusam o governo chinês de estar a manter o yuan artificialmente fraco, o que dá aos exportadores chineses uma vantagem de mercado injusta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados