Jardim Gonçalves não informou BdP de concessão de crédito a filho - TVI

Jardim Gonçalves não informou BdP de concessão de crédito a filho

  • Sónia Peres Pinto
  • 31 out 2007, 11:52
Constâncio preocupado com desemprego

O governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, garantiu esta quarta-feira que a concessão de empréstimos feita pelo BCP a familiares não foi reportada ao BdP.

Relacionados
«Essas situações não foram reportadas ao Banco de Portugal», alerta Constâncio, na Assembleia da República.

O responsável alerta, no entanto, que esse reporte anual é obrigatório, desde 2004, e só assim «é possível identificar se certas situações de financiamento possam cair no artigo 85 e se é necessário intervir», acrescentando ainda que «se não houver esse reporte muito dificilmente serão identificadas essas operações».

Recorde-se que, o BCP concedeu um empréstimo de cerca de 12 milhões de euros a um filho de Jardim Gonçalves e que, de acordo com o presidente da instituição financeira, Filipe Pinhal, a dívida já foi regularizada.

Aliás, ainda ontem, durante a apresentação dos resultados, Pinhal recordou que os bancos têm a obrigação de entregar anualmente ao Banco de Portugal a lista de créditos concedida a familiares. «Essa informação é prestada pela própria pessoa que concede o crédito e as declarações são reunidas pela secretária da sociedade».

Quando questionado se Jardim Gonçalves teria feito esse reporte, o presidente do BCP diz apenas que «essa pergunta tem de ser feita ao próprio», acrescentando, no entanto, «que a secretária da sociedade cumpriu escrupulosamente o seu papel».
Continue a ler esta notícia

Relacionados