Famílias devem 2 anos de salários - TVI

Famílias devem 2 anos de salários

Banco de Portugal

Débitos totais correspondem a pouco mais de 60% da sua riqueza

Relacionados
O total das dívidas contraídas pelas famílias portuguesas representa em média dois anos de rendimentos. Segundo o Boletim Económico de Outono, ontem revelado pelo Banco de Portugal, os débitos totais dos agregados familiares correspondem a pouco mais de 60 por cento da sua riqueza bruta total, refere o «Correio da Manhã».

Por outro lado, a subida das taxas de juro e a crise nos mercados de capitais levaram a uma nova descida da taxa de poupança das famílias e a uma diminuição do rendimento disponível. De acordo com o Banco de Portugal, estima-se que a perda líquida da carteira detida por particulares (acções cotadas) entre Dezembro de 2007 e Junho de 2008 tenha representado cerca de seis por cento do Produto Interno Bruto (aproximadamente dez mil milhões).

No final de Setembro de 2008 o rácio de incumprimento do crédito a particulares cifrava-se 2,14 por cento acima dos níveis observados no período homólogo de 2007 (o valor mais elevado da última década). As condições deverão degradar-se ainda mais em 2009, colocando sobretudo em risco as famílias mais carenciadas e os agregados mais jovens.
Continue a ler esta notícia

Relacionados