Governo compra Cosec e avança com duas linhas de crédito - TVI

Governo compra Cosec e avança com duas linhas de crédito

  • Rui Pedro Vieira
  • 13 mai 2009, 15:52
José Sócrates

Das duas linhas, no total de 400 milhões, uma é dedicada às PME e uma para as empresas exportadoras.

Relacionados
[ Notícia actualizada às 16:24 e às 16:44]

O Governo anunciou esta quarta-feira que vai comprar a Cosec (Companhia de Seguros de Crédito) para ajudar as exportações.

Para justificar a operação, o Executivo explicou que, nos seguros de crédito à exportação, «houve melhorias, mas não regressámos à condição prévia à crise». E adiantou que há a garantia de accionistas privados da empresa de que vão vender a posição.

«O Estado quer ter uma intervenção directa nos mercados de seguro de crédito à exportação, assegurando que as empresas têm da parte do Estado o apoio suficiente que lhes permita exportar», disse o primeiro-ministro no debate quinzenal.

A renacionalização da Cosec já havia sido pedida pela Associação Empresarial Portugal quando apelou à criação de um operador público.

A empresa é detida em duas metades pelo BPI e pela Euler Hermes.

Nova PME Invest

No Parlamento, esta quarta-feira, o primeiro-ministro anunciou ainda a criação de duas linhas de crédito, uma indicada às pequenas e médias empresas (PME) e uma para as empresas exportadoras.

Debate no parlamento (vídeo)

«A Linha PME Invest 3 está já praticamente esgotada», disse José Sócrates. Por isso, o Governo aposta na PME Invest 4, no valor de 400 milhões de euros, «reforçando as questões ligadas ao acesso ao crédito, quer para PME quer para empresas exportadoras».

O primeiro-ministro anunciou uma linha de crédito para as microempresas com taxa de juro inferior à da Euribor, numa taxa efectiva de 0,50 por cento, com prazo a três anos e com o Estado a cobrir 75% do risco.

Já para as exportadoras e para as PME, a linha de crédito é de 200 milhões de euros, com taxa de juro igual à Euribor mais 1% e com apoio do Estado em 50%.

«A actuação do Governo é marcada pela responsabilidade. Os momentos que vivemos exigem isso», acrescentou.

O que se disse da Bela Vista (vídeo)

As linhas de crédito PME Invest 1, 2 e 3 já foram utilizadas em 86 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados