Teixeira dos Santos: «Estamos perto do ponto de viragem» - TVI

Teixeira dos Santos: «Estamos perto do ponto de viragem»

Teixeira dos Santos

Ministro chama a atenção para sinais de recuperação e diz que nos devemos preparar para enfrentar os novos desafios que vêm a seguir a crise

Relacionados
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse esta quarta-feira que os sinais de alívio já se fazem sentir nas economias, em particular no sector financeiro, e garantiu que acredita que estamos próximos de um ponto de viragem.

«Não podemos lutar contra esta crise tirando os olhos do que vamos enfrentar a seguir. O défice ocasional hoje tem um efeito fixo na dívida pública e no período pós-crise os esforços devem ser orientados no sentido de reduzir os níveis da dívida. Sabemos que a crise não vai durar para sempre, um dia vai acabar. Já há sinais de recuperação e acredito que estamos próximos de um ponto de viragem», afirmou durante a conferência de imprensa «Financial Sector Conference 2009: Strategies for a New Environment», promovida pela AT Kearney.

Ministro reafirma urgência em mudar sistema financeiro

Recorde-se que no início da semana o o governante tinha assumido que o país estava «a viver o pior da crise».

O ministro das Finanças sublinhou esta quarta-feira que são essenciais estratégias que permitam reduzir e atacar a dívida, no pós crise, para preparar a fase da retoma. «É essencial voltarmos ao processo de correcção orçamental, para que possamos ter uma dinâmica virtuosa que contribua para a redução da divida».

Teixeira dos Santos frisou ainda que as políticas anti-crise não tem que ser «políticas de tapar buracos» e defendeu que são essenciais medidas anticíclicas que reforcem a economia.

«Temos aí a agenda de Lisboa, um referencial importante para nos estruturarmos e nos prepararmos para enfrentar os novos desafios que vêm a seguir a crise», disse antes de frisar que até agora «a preocupação do Governo português passou por estimular a competitividade do país».
Continue a ler esta notícia

Relacionados