«Movimento Proprietários» nasce em defesa dos senhorios - TVI

«Movimento Proprietários» nasce em defesa dos senhorios

  • Sónia Peres Pinto
  • 16 abr 2007, 15:49
Imagem  Rendas

Foi criada esta segunda-feira o Movimento Proprietários que pretende, no entender dos órgãos fundadores, «responder ao vazio existente em matéria de defesa dos senhorios», alerta Emília Borralho.

Relacionados
«Queremos criar um percurso totalmente novo», afirma.

«Neste momento os senhorios estão completamente desprotegidos, quer ao nível da associação dos proprietários que deveria defender os seus interesses, quer ao nível do Governo», acrescenta o presidente do movimento, Sarmento Gouveia.

Um ano depois da aprovação da nova Lei do Arrendamento, este novo movimento considera que «a actual legislação não funciona» e, segundo as suas contas, apenas um por cento dos senhorios actualizou as rendas».

Fisco perde 700 milhões por ano

Ao mesmo tempo, de acordo com este Movimento, «tem-se assistido a um ataque cerrado à propriedade privada, quer através dos aumentos dos impostos: IMI, IMT, IRS, quer através da diminuição das despesas a abater em IRS».

Emília Borralho garante que devido ao congelamento das rendas, o Fisco deixa de arrecadar, em sede de IRS, cerca de 700 milhões de euros por ano.



A complexidade do processo para o aumento das rendas é, segundo a responsável, a principal razão para o «fracasso». «Todo o processo é muito complexo, é preciso muitas comissões, o que torna muito difícil a aplicação da lei. É fundamental agilizar a actual lei», acrescenta.

O Movimento dos Proprietários conta actualmente com 30 membros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados