Crescimento económico dos EUA acelera para 3,5% e supera previsões - TVI

Crescimento económico dos EUA acelera para 3,5% e supera previsões

EUA, BANDEIRA

A economia norte-americana cresceu 3,5 por cento no último trimestre de 2006, o que traduz um crescimento acima das previsões e superior ao registado no último trimestre.

Relacionados
O consumo americano acelerou com a redução dos preços da gasolina e a subida dos salários.

No terceiro trimestre de 2006, o produto interno bruto dos EUA cresceu 2%, o que representa a subida mais elevada desde os primeiros três meses de 2006.

O aumento do consumo durante o período de férias de Natal ajudou a compensar a desaceleração da actividade em sectores como o da construção imobiliária e a produção de automóveis.

Em termos anuais, o PIB aumentou 3,4%, em 2006 acelerando face à taxa de 3,2% registada em 2005.

Esta tarde os responsáveis da Reserva Federal norte-americana vão reunir sobre os juros no país. O mercado estima que a Fed mantenha a taxa de referência nos EUA inalterada nos 5,25% devendo, no entanto, reiterar que a sua principal preocupação é a subida da inflação e não o crescimento económico.

O relatório divulgado esta quarta-feira aponta para uma taxa de inflação de 1,5%, no último trimestre o que representa a subida de preços mais baixa em mais de 3 anos. No terceiro trimestre os preços aumentaram 1,9%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados