Bush contra proteccionismo dos países para fazer face à crise - TVI

Bush contra proteccionismo dos países para fazer face à crise

George W. Bush (arquivo)

Presidente norte-americano na cimeira do foro de Cooperação Económica Ásia Pacífico

Relacionados
O Presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, alertou este sábado para se evitar o proteccionismo e mostrou-se a favor do livre comércio, defendendo que esta é a força que ajudará a recuperar a confiança na economia e a resolver a crise, adianta a agência «Lusa».

George W. Bush discursava na cimeira do foro de Cooperação Económica Ásia Pacífico (APEC) que se realiza em Lima.

No discurso, o Presidente norte-americano advertiu contra a tentação de uma regulamentação excessiva para fazer frente à crise.

O Presidente cessante, que abandonará o poder a 20 de Janeiro do próximo ano, afirmou que «é essencial que os governos resistam à tentação de reagir de forma desmesurada, impondo regulamentações que afoguem o crescimento económico».

A maior ameaça para a recuperação económica, sustentou Bush, insistindo que fazer frente à crise deve ser uma tarefa em que colaborem todos os países, não é o facto dos governos não se entenderem, mas a de «um envolvimento excessivo». As bases para a recuperação, prosseguiu Bush, são «os mercados abertos, o livre comércio e a liberdade das pessoas».

Nesta cimeira, os líderes dos 21 Estados-membros da APEC deverão lançar um apelo a favor da abertura dos mercados, apesar da crise económica, e de uma frente comum contra qualquer tentação de proteccionismo.

Criada em 1989 para promover o comércio livre, a APEC reúne a Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, Japão, Hong Kong, Malásia, México, Nova Zelândia, Papuásia Nova Guiné, Peru, Rússia, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietname.

Os Estados-membros da APEC reúnem 41 por cento da população mundial, 2,6 mil milhões de pessoas, e representam 61 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) e 47% do comércio mundial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados