Mais de 273 mil norte-americanos sem abrigo alojados em 16 Estados - TVI

Mais de 273 mil norte-americanos sem abrigo alojados em 16 Estados

Furacão deixou milhares de pessoas desalojadas (2005)

A destruição provocada pela passagem do furacão Katrina provocou mais de 273 mil sem abrigo actualmente acolhidos ou prestes a ser abrigados em 16 Estados, sendo o Texas, principal local de acolhimento.

Relacionados
Segundo dados divulgados, esta segunda-feira, perto de 127 mil pessoas desalojadas pelo Katrina estão actualmente no Texas, indicou um responsável da agência federal encarregue dos socorros de urgência (FEMA), citando um relatório do departamento da segurança interna, avançou a agência «Lusa».

O responsável, que solicitou o anonimato, indicou que os dados agrupam a lista de pessoas contabilizados como sem abrigo, em abrigos ou em trânsito para um desses centros.

A chuva diluviana que se seguiu ao ciclone 29 de Agosto levou à ruptura de um dique e à inundação de 80% de Nova Orleães.

Prejuízos assinaláveis foram também causados pelo furacão no Estado do Mississipi.

As autoridades também instalaram acampamentos no Luisiana, nas partes menos afectadas pelo furacão, onde actualmente estão abrigadas cerca de 50 mil pessoas.

O Estado vizinho do Arkansas acolhe igualmente 50 mil sinistrados.

Os Estados da região, todos no sul dos Estados Unidos, garantem abrigo aos sinistrados casos como o do Mississipi, também afectado pela passagem do furacão, que acolhe 13 mi pessoas, do Tennessee, cerca de 12 mil, ou do Alabama com 10 mil. Segundo a FEMA, 679 acampamentos foram montados.

Centenas de milhares de pessoas que fugiram à subida das águas ou abandonaram as suas casas destruídas conseguiram alojar-se pelos seus próprios meios em hotéis ou em casa de familiares.

Só no Estado do Texas estarão 100 mil pessoas nessa situação.

Para além dos Estados citados, o Oklahoma, Colorado, Florida, Geórgia, Illinois, Michigan, Missouri, Utah, Virgina Ocidental e Distrito de Columbia também acolhem deslocados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados