Bancos: 29 mil pessoas recorrem à DECO - TVI

Bancos: 29 mil pessoas recorrem à DECO

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Associação conseguiu muitas «vitórias» nesta frente

A DECO recebeu em 2008 cerca de 28.962 contactos de consumidores relativamente às práticas dos bancos.

Os mais visados foram o Banco Santander Totta, Caixa Geral de Depósitos, Citibank e o Millenium BCP.

O ano passado foi marcado por algumas «vitórias» que contribuíram para o reforço dos deveres de informação junto dos consumidores: proibição da cobrança de comissões na renegociação dos créditos e a intangibilidade do contrato de seguro em caso de transferência de créditos, deveres de informação (ficha uniforme) na divulgação de produtos financeiros e regras de contagem de juros uniforme no crédito habitação.

«Mobilizámos também os consumidores para o exercício da reclamação relativa aos arredondamentos do crédito à habitação, tendo o nosso site (simulador e cartas tipo) recebido 222.751 visitas», adianta a ECO num comunicado onde faz um balanço da sua actividade em 2008.

O sobreendividamento voltou a estar na ordem do dia. No ano passado, a DECO recebeu 8.758 solicitações de famílias sobreendividadas. Foram abertos 2.034 processos, sendo a diminuição de rendimentos, causado pelo desemprego, o principal motivo.

Para além destes processos, a DECO promoveu 25 sessões de esclarecimento, tentando combater a falta de informação financeira e o défice de poupanças, por parte dos consumidores.
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