BCE afasta subidas sucessivas das taxas de juro - TVI

BCE afasta subidas sucessivas das taxas de juro

Trichet

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet, reafirmou hoje que, depois de dois anos e meio com as taxas de juro «excepcionalmente baixas», a autoridade monetária está preparada para proceder a uma subida «moderada» e, assim, fazer frente aos riscos sobre a estabilidade dos preços.

Relacionados
Durante a comparência no parlamento europeu, Trichet afirmou que o aumento, desde os actuais 2%, não será o começo de uma série de subidas e reiterou que a subida de juros vai fomentar o crescimento económico e garantir a criação de postos de trabalho na Zona Euro.

O anúncio do responsável confirma as crescentes expectativas nos mercados que a autoridade monetária europeia vai subir o preço do dinheiro já na próxima reunião, a 1 de Dezembro, entre 25 a 50 pontos base.

O presidente do BCE adiantou, também, que é necessário um esforço de consolidação fiscal por parte dos países, assim como avanços rápidos no processo de reformas estruturais para aumentar a flexibilidade dos mercados laboral e de produtos, e a resistência da economia a possíveis choques.

Segundo Trichet, devido, sobretudo, aos aumentos no preço do barril de petróleo, a taxa de inflação se situa já acima do objectivo dos 2%, que prevê que se mantenha elevada a curto prazo. «A prevenção é sempre melhor que a cura», afirmou.

Recorde-se que a taxa de juro de referência para a Zona Euro está nos 2%, desde Junho de 2003, um nível que o responsável diz que ninguém acreditava que fosse possível antes da entrada em vigor da moeda única europeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados