Modernização das refinarias da Galp são primeiro projecto «PIN +» - TVI

Modernização das refinarias da Galp são primeiro projecto «PIN +»

  • Rui Pedro Vieira
  • 10 mar 2008, 17:06
GALP

«Licenciamento será mais rápido», lembrou José Sócrates

Relacionados
A modernização das refinarias da Galp Energia, tanto em Matosinhos como em Sines, num projecto estimado em mais de mil milhões de euros, é o projecto que vai testar a nova categoria «PIN +», anunciou o primeiro-ministro, José Sócrates, esta segunda-feira.

«O Governo à partida considera, dada a dimensão do projecto e a área de acção do mesmo, que este é uma prioridade estratégica para o País. A partir daí, garantimos que o seu licenciamento é mais rápido», lembrou o chefe do Executivo durante a apresentação do plano de investimentos da Galp Energia, de 2008 a 2012.

Face aos tradicionais Projectos de Potencial Interesse Nacional (PIN), que costumam representar um investimento acima dos 25 milhões de euros e um impacto em vários domínios económicos, o Governo refere que não serão dados apoios financeiros adicionais, até porque a designação «PIN+» «tem a ver apenas com o modelo e método de licenciamento», acrescentou José Sócrates.

Para o presidente da Comissão Executiva da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, a distinção de «PIN+» é positiva por permitir «uma maior velocidade no processo», disse aos jornalistas.

Refinarias: ponto de situação

Quanto à refinaria de Matosinhos, as primeiras ordens de aquisição de equipamentos foram tomadas no final da passada semana, sendo que esta obra deverá arrancar no terceiro trimestre deste ano, sendo que a sua conclusão será em 2010.

Já no que diz respeito aos trabalhos da refinaria de Sines, a Galp Energia espera que os mesmos arranquem no primeiro trimestre do próximo ano, com a meta de 2011 para terminar o projecto.

As acções da Galp fecharam a desvalorizar 1,81% para 15,70 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados