Brasil precisa de investir 49 mil milhões em energia - TVI

Brasil precisa de investir 49 mil milhões em energia

energia

O sector eléctrico brasileiro precisa de investimentos de 49 mil milhões de euros (125 mil milhões de reais), nos próximos 10 anos, para atender à procura de energia, revela um estudo hoje tornado público.

Relacionados
Do total de investimentos necessários, 33,3 mil milhões de euros (85 mil milhões de reais) precisam de ser investidos na produção de energia eléctrica.

A capacidade de produção de energia deverá ascender dos actuais 100 mil megawatts (MW) para 140 mil MW em 2015, segundo o Plano Decenal de Energia do Governo brasileiro.

Outros 15,7 mil milhões de euros (40 mil milhões de reais) deverão ser investidos na construção de linhas de transmissão, salienta o estudo.

Serão necessários 60 mil quilómetros de novas linhas de transmissão para integração dos sistemas isolados de energia para a melhoria das actuais redes de transmissão.

A projecção do total de investimentos necessários foi feita a partir de um crescimento do consumo de energia de 5,2% ao ano até 2015.

Entre 1980 a 2005, o consumo médio de energia eléctrica registado no Brasil foi de 4,6% ao ano, refere o estudo do Ministério das Minas e Energia.

O Plano Decenal foi elaborado igualmente a partir de estudos económicos e de mercado, para além das alternativas para produção de energia eléctrica.

O Governo brasileiro realizará, no dia 12 de Junho, mais um concurso público para construção de novas barragens e, também, para contratos de fornecimento de energia eléctrica.

O concurso público para construção de barragens tem como objectivo aumentar a produção e afastar o risco de falta de energia eléctrica.

A exemplo do último concurso público, realizado em Dezembro de 2005, as concessões para construção de barragens e os contratos de fornecimento de energia terão prazo de 30 anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados