Cartéis escapam a multas se colaborarem com Governo - TVI

Cartéis escapam a multas se colaborarem com Governo

Sócrates

O Governo acaba de aprovar um projecto-lei, que prevê a dispensa e a atenuação especial da multa às empresas envolvidas em cartéis.

Relacionados
O documento aprovado em Conselho de Ministros visa a «detecção e eliminação dos acordos horizontais entre empresas, comummente designados «cartéis», através da concessão de um tratamento favorável às empresas que cooperem com a autoridade nacional da concorrência na investigação, prova e sanção de tais acordos», explica em comunicado.

O Objectivo do Executivo, liderado Por José Sócrates, é incentivar os participantes em acordos ou práticas concertadas proibidos pela legislação nacional. E, se aplicável, pela legislação comunitária da concorrência a fornecerem à Autoridade da Concorrência informações e elementos de prova sobre os mesmos, concedendo-lhes dispensa ou atenuação especial da coima que lhes seria aplicável, de acordo com os critérios gerais.

No entanto, para que a dispensa e a atenuação da coima ocorra, é necessário que estejam cumpridas determinadas condições adicionais. A título de exemplo, o Conselho de Ministros indica que conexão com a conduta posterior das empresas que pretendam beneficiar da dispensa ou da atenuação especial da coima.

Caberá à Autoridade da Concorrência aferir o cumprimento destas condições e ponderar a importância do contributo das informações e elementos de prova fornecidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados