Consumo de energia cresce abaixo do PIB pela 1ª vez em 5 anos - TVI

Consumo de energia cresce abaixo do PIB pela 1ª vez em 5 anos

lâmpada

Microgeração possível dentro de semanas

Relacionados
O consumo de electricidade em 2007 cresceu menos que o Produto de Interno Bruto (1,9%) pela primeira vez nos últimos 5 anos, diz a Quercus, que recorreu aos dados disponibilizados pela Redes Energéticas Nacionais (REN).

Desde 2005 que o crescimento do consumo de electricidade continua a cair. Entre 2005 e 2006 o consumo de electricidade aumentou 2,6 por cento, enquanto entre 2006 e 2007 o aumento foi de 1,8%.

Desta forma, «verificou-se uma redução do valor de intensidade energética (electricidade necessária para produzir uma unidade de riqueza), que em Portugal é ainda dos mais elevados a nível europeu, sendo um indicador de desperdício de energia».

Apesar de considerar este facto bastante positivo, a Quercus aponta razões menos favoráveis: «Parece estar mais relacionado com questões conjunturais (clima ameno no ano de 2007) do que estruturais (melhoria da eficiência energética), pelo que se trata de uma variável que deverá continuar a merecer atenção no sentido de se promover a sua redução», considera.

Em 2008, a associação promete continuar a apostar na consciencialização dos consumidores para a eficiência e poupança energética. Para além disso, apontam que «a denominada microgeração de electricidade a partir de fontes renováveis, que será possível dentro de semanas para os domésticos, merecerá particular destaque pela dinâmica que poderá imprimir em termos de produção descentralizada de electricidade».
Continue a ler esta notícia

Relacionados