EDP paga indemnizações de um milhão por falhas de luz - TVI

EDP paga indemnizações de um milhão por falhas de luz

Electricidade

Em causa estão interrupções superiores a seis horas

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A EDP Distribuição pagou, em 2006, mais de um milhão de euros aos clientes em compensações por interrupções no abastecimento de electricidade superiores a seis horas, refere um relatório elaborado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), e citado pela «Lusa».

De acordo com o relatório de Qualidade de Serviço de 2006, relativo ao transporte e distribuição de energia eléctrica em Portugal, ocorreram 115.429 incumprimentos, pelos quais a EDP teve de pagar cerca de um milhão de euros aos clientes.

Dentro destes incumprimentos, situam-se todos os clientes que durante o ano passado sofreram interrupções de abastecimento superiores a seis horas, valor a partir do qual os consumidores têm de ser compensados pela empresa fornecedora de electricidade.

Os dados do relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apontam para interrupções médias muito inferiores aos 360 minutos (seis horas) para a generalidade dos consumidores que vivem nas várias zonas do País.

Contudo, estes valores, que variam entre os 98,03 minutos dos clientes residentes nas grandes zonas urbanas e os 205,59 minutos dos clientes que vivem em zonas mais pequenas, com menos de 2.500 habitantes, cumprem os padrões de qualidade definidos pela ERSE.

Há contudo, num universo de 5,7 milhões consumidores, 115.429 clientes cujo tempo de interrupção do fornecimento ultrapassou os 360 minutos, tendo recebido no total uma compensação de cerca de um milhão de euros.

Desse montante, quase 60 mil euros reverteram para o fundo de reforço dos investimentos para a melhoria de qualidade de serviço nas zonas afectadas.

O director de Despacho e Redes da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Jorge Esteves, afirmou à agência «Lusa» que os clientes têm direito a receber estas compensações quando as interrupções de fornecimento de energia eléctrica ultrapassaram as seis horas e que devem reclamar se, no prazo de três meses, essa compensação não for creditada na factura.
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